O PLC32 é capaz de acionar relés externos à placa. Eles são ideais para o acionamento de periféricos de potência elevada e oferecem isolamento em relação ao microcontrolador e/ou à fonte de alimentação. Isso proporciona robustez nessas saídas.
Neste blog, vamos aprender como utilizar o PLC32 com relés externos.
Sumário
1. Visão geral
O PLC32 utiliza o driver ULN2003 para implementar 4 saídas em coletor aberto, conectadas diretamente aos pinos do ESP32. Na figura a seguir, destacamos a região correspondente na placa.
Esses pinos estão claramente indicados na serigrafia da placa. Na figura a seguir, podemos ver a disposição dos pinos.
Esses pinos foram projetados para acionar relés externos, mas também podem ser utilizados para controlar outros módulos e dispositivos externos de menor potência, com um máximo de 500 mA por canal. Na figura a seguir, apresentamos um exemplo de relé que pode ser utilizado.
2. Como utilizar as saídas para relés externos
Como exemplo, vamos demonstrar o acionamento de duas lâmpadas. Mas primeiro, vamos ver como podemos ligar os relés no PLC32. As conexões básicas podem ser vistas na figura a seguir.
Nesse exemplo, estamos ligando dois relés nas saídas controladas pelos pinos 13 e 12 do ESP32. Perceba que, como a saída do PLC32 é coletor aberto, devemos ligar a alimentação positiva diretamente ao relé e o PLC32 irá fornecer o negativo para acionar o relé.
Na figura a seguir, podemos ver o circuito completo, onde ligamos uma lâmpada em cada relé.
Na seguinte topologia, conectamos a fase (vermelho) aos contatos NA (normalmente abertos) dos relés, o neutro (azul) diretamente à lâmpada e os retornos (preto) ao contato comum de cada relé. Essa configuração permite acionar facilmente as lâmpadas individualmente usando o PLC32.
O programa a seguir foi desenvolvido para exemplificar o funcionamento dos relés. Nele, ligamos e desligamos as lâmpadas com base no caractere recebido do monitor serial. "A" liga a primeira, "B" desliga a primeira, "C" liga a segunda e "D" desliga a segunda.
#define lamp1 13
#define lamp2 12
void setup() {
Serial.begin(115200);
pinMode(lamp1, OUTPUT);
pinMode(lamp2, OUTPUT);
}
void loop() {
if (Serial.available() > 0) {
char recebe = Serial.read();
if(recebe == 'A'){
Serial.println("Relé 1 ligado");
digitalWrite(lamp1,HIGH);
}
if(recebe == 'B'){
Serial.println("Relé 1 desligado");
digitalWrite(lamp1,LOW);
}
if(recebe == 'C'){
Serial.println("Relé 2 ligado");
digitalWrite(lamp2,HIGH);
}
if(recebe == 'D'){
Serial.println("Relé 2 desligado");
digitalWrite(lamp2,LOW);
}
}
}
Com isso, concluímos este blog onde aprendemos como acionar as saídas a relés do PLC32. Com essas ferramentas, o PLC32 é capaz de acionar diversos tipos diferentes de cargas com toda segurança e isolamento que os relés proporcionam.
Quer ver mais detalhes sobre a PLC32h, acessar o seu manual ou adquirir uma unidade? Se sim, clique neste link.
Autor: Thales Ferreira
Comments