A PLC32 dispõe de três entradas optoacopladas, oferecendo flexibilidade para serem configuradas como PNP ou NPN. Essas entradas representam uma solução ideal para a leitura de sensores externos, garantindo um isolamento eficaz entre o ESP32 e os circuitos de campo.
Neste blog, vamos ver como utilizar as entradas optoacopladas da PLC32.
Sumário
1. Visão geral
Na figura a seguir, destacamos os 3 optoacopladores presentes na PLC32, juntamente com os terminais de entrada correspondentes a cada um deles, além da alimentação.
Os pinos do ESP32 designados para essa função estão identificados na serigrafia da placa, facilitando sua utilização. Além disso, cada um é acompanhado por um LED de status para proporcionar uma melhor visibilidade. Na figura a seguir, podemos ver a disposição dos pinos.
Na PLC 32, estamos utilizando o optoacoplador EL814. Este modelo possui dois LEDs, tornando-o bidirecional e permitindo seu uso tanto como PNP quanto como NPN. Na figura a seguir, podemos visualizar o diagrama interno do EL814.
Para realizar a configuração deles como PNP ou NPN é necessário somente alterar a tensão do pino comum. Para entradas PNP ligamos o terminal comum no GND, enquanto que para NPN conectamos ao VCC. Na figura a seguir vemos, com detalhes, a disposição dos terminais.
2. Como utilizar as entradas
Agora vamos ver alguns exemplos para entender melhor como utilizar as entradas optoacopladas do PLC32. Na figura a seguir temos o primeiro exemplo, temos uma fonte externa que representa a alimentação de campo. Perceba que a saída do sensor NPN está conectada ao primeiro optoacoplador, através do terminal indicado com o número 39 na placa. O positivo da fonte está ligado no terminal comum do barramento do PLC32.
Agora vamos usar um sensor PNP, vamos ligar o pino comum ao negativo da fonte. Como podemos ver na figura a seguir.
O firmware a seguir realiza a leitura do sensor e do botão e envia o valor de cada pino para o monitor serial.
#define sensor 39
#define bot 34
void setup() {
Serial.begin(115200);
pinMode(sensor,INPUT);
pinMode(bot,INPUT);
}
void loop() {
Serial.print("Sensor: ");
Serial.print(digitalRead(sensor));
Serial.print(" Botão: ");
Serial.println(digitalRead(bot));
delay(500);
}
Na figura a seguir podemos ver o resultado que deve ser obtido.
Neste blog, vimos como utilizar as entradas optoacopladas da PLC32 como PNP e NPN, lembrando que na configuração mostrada todas as entradas funcionam da mesma forma.
Quer ver mais detalhes sobre o PLC32, acessar o seu manual ou adquirir uma unidade? Se sim, clique neste link.
Autor: Thales Ferreira
Comments