Neste blog vamos trazer dicas e materiais fundamentais para o desenvolvimento de uma placa através do Circuit Maker/Circuit Studio e como gerar um arquivo para viabilizar essa placa com baixo custo e boa qualidade, Vamos também comentar sobre uma shield que desenvolvemos utilizando os mesmos passos e conceitos dos materiais linkado ao decorrer do blog. Essa shield em uma única placa suporta tanto o ESP12 quanto o ESP32, apenas invertendo o lado da mesma. Já no próximo blog vamos mostrar mais sobre essa shield, trazendo um firmware para carregar software sem cabo, aplicações IoT com aplicativo, OTA e mais!
Bom, vamos la! A CPB (Crescer Professional Board) tem se tornado a cada dia, um hardware importante para profissionalização de muitas ideias.
Muitos estão utilizando a CPB para comercializar seus projetos, produtos, máquinas e outros utilizam até para prototipar antes mesmo de testar com um Arduino.
Tendo os 3 modelos de CPB abaixo:
O mercado está contando com uma vasta configuração de IO e funcionalidades em cada uma delas.
A CPB32 já conta com o ESP32 e isto deixa onBoard o Bluetooth e o Wifi. Dependendo do usuário e do projeto, poderá ser interessante usar a CPBInfinity ou CPBMega, até mesmo pela familiaridade do projetista ou integrador com o Arduino Uno ou Mega.
Então a Crescer criou um projeto público no Circuit Maker de 2 shields com a mesma pinagem da shield SIM800C que é montável nas CPBs, para um ESP12 e um ESP32 e assim com baixo investimento adicionar nas CPBs o Wifi e o Bluetooth.
O Circuit Maker é um software gratuito muito utilizado para projetos de PCI (placa de circuito impresso) e a Crescer é entusiasta deste software, pois antes de adquirir o Circuit Studio, utilizou para muitos projetos profissionais o Circuit Maker.
O Circuit Studio é um software da Altium e é um software de entrada, com um custo menor e com menos ferramentas que o Altium. Em projetos onde se requer confidencialidade, usamos o Circuit Studio e quando o projeto pode ser compartilhado, usamos o Circuit Maker.
Esta placa que projetamos, na verdade é apenas uma única placa, podendo soldar o ESP32 em uma face ou o ESP12 em outra face, dependendo da demanda do cliente.
O projeto pode ser encontrado na plataforma do Circuit Maker com o nome abaixo:
O esquemático é muito simples e prototipamos em laboratório, somente os pinos necessários para carregar o firmware que mostraremos mais a frente e os de comunicação.
Vendo o projeto em 3D, podemos ver um componente em cada face e na montagem final poderemos verificar melhor.
Com a junção de alguns vídeos do nosso canal no youtube, passamos um passo a passo de como utilizar o Circuit Maker tendo os seguintes vídeos:
1 - Apresentação do Circuit Maker
Placa eletrônica com Arduino - PCI / PCB - Circuit Maker
2 - Primeiros passos no Circuit Maker, desenhando o Esquema Eletrônico
Placa eletrônica com Arduino - PCI PCB - Circuit Maker - 15:44 min
3 - Continuação do esquemático e escolha do footprint
Placa eletrônica com Arduino - PCI PCB - Circuit Maker - 29:17 min
4 - Roteamento da placa
Placa eletrônica - Rotear - Circuit Maker - 47:38 min
5 - Placa Impressa
Placa eletrônica com Arduino - Impressão - Circuit Maker - 19:50 min
6 - Explicando esta ferramenta de projeto, tem no Circuit Maker também
Circuit Studio - Crossprobe - 6:11 min
7 - Parte 2
Circuit Studio - Crossprobe 2 - 4:55 min
8 - Parte 3
Circuit Studio - Crossprobe 3 - 2:11 min
9 - Parte 4
Circuit Studio - Crossprobe 4 - 4:33 min
10 - Encontrar as falhas de ligação no projeto, antes de enviar para fabricação da pcb
Conhecimento Circuito Studio - procurar erros no projeto
11 - Ensinando ferramenta de trilhas
Circuit Maker - Mudando espessuras de trilhas - 2:13 min
12 - Para roteamento automático
Circuit Maker - classe de nets para rotear com diferentes larguras - 1:52 min
13 - Como deixar o tamanho da placa exatamente como se deseja
Circuit Maker - tamanho da placa perfeito - 7:28 min
14 - Quando não conseguir encontrar um foot print e precisar criar
Criando Componentes CS ou trazendo do CM - 22:17 min
E todo este caminho é para gerar o Gerber, que é um conjunto de arquivos que possibilitarão uma empresa que fabrica PCBs (Print Circuit Board) ou PCIs, fabricar o projeto.
Caso você ache necessário um vídeo da geração de Gerber, coloque nos comentários...
Um ponto muito importante na criação do projeto e que fará o Gerber voltar sem ser fabricação, são as linhas de borda, que definem o fim da placa.
No Circuit Maker, é chamada de Keep-Out Layer e deve ser criada as linhas na borda e modificada o tipo para esta mencionada, assim como no Gerber, se entender que precisa um vídeo, deixe seu comentário.
Ok, nós temos uma PCB com os arquivos de Gerber e pronta para ser produzida, Nessa etapa que chamamos de prototipagem com o intuito de viabilizar a placa, vamos mostrar como que aqui na Crescer viabilizamos as placas em um pequeno lote de amostra. Através de uma empresa internacional que encontramos em nossas pesquisas, conseguimos mandar a nossa PCB para ser produzida e assim então viabilizá-la, com um baixo custo e uma boa qualidade, com um frete que consideramos rápido por vir da China. Basicamente no site desta empresa você faz o upload dos seus arquivos de Gerber em uma pasta zipada e no próprio site já te mostra e calcula o valor da placa. Você poderá comprar ali mesmo e escolher o custo e o tipo de frete. Para alguns protótipos este modelo de compra se torna muito interessante.
Primeiramente você vai entrar no site da JLCPCB,
Indo no botão QUOTE NOW você faz o upload da pasta zipada com os arquivos de Gerber. Você confere se está tudo certo na sua placa na projeção do site e efetua o pagamento com as opções melhor para você.
Abaixo podemos ver o resultado deste projeto e um exemplo de uma placa que mandamos produzir como explicamos nesse blog, através da JLCPCB,
Nesta shield, em uma única placa, nos possibilita a montagem de dois hardwares.
Se usarmos um lado, teremos o ESP32 e usando a outra face, temos o ESP12 (ESP8266). Mantendo o conceito Infinity que possibilita uma mesma placa ter diversas aplicações para flexibilizar as ideias e aplicações de projetos.
O objetivo de hardware foi alcançado conforme a tabela abaixo, e na sequência passaremos a discutir o firmware.
ESP12 (ESP8288) ESP32 SIM800C
WIFI WIFI – Bluetooth – BLE GPRS – SMS - Bluetooth
Com elas, podemos colocar tais funcionalidades na CPB Infinity, CPB Mega e CPB 32, levando os projetos ao infinito, literalmente.
E aí, o que achou deste material? Não perca o próximo blog, trazemos assuntos muito interessantes sobre IoT, esp 32, OTA, APP, entre outros. Deixe seus comentários, feedbacks, dúvidas e vamos avançando...
Avalie-nos no google para que possamos alcançar e auxiliar cada vez mais pessoas a fazerem seus projetos e produtos! Contamos com você!